terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Rumo Sul - Viagem ao fim do mundo

Com o livro na mão, antes mesmo de começar a lê-lo, já me perguntava onde seria aquele lugar. O livro era Um Farol no Fim do Mundo de Julio Verne e foi a primeira vez que entrei em contato com a Patagônia. Ao terminar de ler a estória, ainda adolescente, fiquei sonhando com uma jornada por aquelas bandas.
Tempos mais tarde ao terminar de ler outro livro -Na Patagônia de Bruce Chatwin - fiquei decidido a ir lá, a conhecer esse mundo inóspito, frio e açoitado por um vento constante.
De lá para cá se passaram algumas décadas e já lá estive por três vezes, em lugares diferentes dessa região de distância enormes. De avião ou de navio me foi possível conhecer as montanhas, as geleiras, as infindáveis planícies e a costa de mar bravio e gelado. Mas sempre carregava um gosto de quero mais, faltava conhecer em maior detalhe a geografia da Patagônia, explorar de forma mais lenta seus atrativos e travar contato com quem lá está. Entre os remanescentes dos índios Mapuches, os descendentes dos primeiros colonos galeses, os argentinos que lá vivem e os viajantes de outras latitudes que estão a cruzar suas estradas e trilhas haverá muita estória a ser ouvida, muita experiência a ser compartilhada, muita coisa para ser aprendida.
Entre caminhadas nas montanhas e geleiras e o conduzir pelas imensas planícies, entre longas conversas na beira do fogo degustando um bom vinho e o descobrir de um livro interessante, do apreciar uma nova música ao escutar um “causo”, do decifrar de receitas típicas à simples contemplação da natureza, nossa agenda estará repleta de atividades. Daquelas que fazem bem ao corpo e a alma.
Depois de alguns anos de maturação da idéia e algum tempo de planejamento eu e Rô sairemos, em meados de Fevereiro, para cumprir o roteiro que nos levará até o extremo sul do continente americano, passando por toda a Patagônia argentina e chilena, cruzando os Andes e os pampas, até voltarmos para casa. Serão cerca de 15.000 km em pouco mais de 40 dias de viagem. Ida e volta ao fim do mundo.
Saindo de Itu, rumaremos Sul em direção a Passo Fundo, cruzando o Uruguai para depois, entrando na Argentina, descer pelo litoral até cruzar o Estreito de Magalhães e chegar à Terra do Fogo, onde fica Ushuaia a cidade mais austral do mundo às margens do Canal de Beagle. A viagem de retorno será feita pelo interior, bordejando a Cordilheira dos Andes, subindo pela mítica Ruta 40 na Argentina, até atravessar as montanhas e chegar ao Pacífico. Depois de explorar os fiordes chilenos, o destino será Santiago do Chile e daí, cruzando os Andes uma vez mais, Mendoza já na Argentina. Depois seguiremos para a região das Missões no Rio Grande do Sul e de lá voltaremos para casa.
Certamente retornaremos com um sonho realizado, com muitas estórias para contar e com sons, cores e aromas de uma das regiões mais bonitas do planeta impressos em nossos sentidos.

8 comentários:

  1. Não desconsiderando as indicações dos livros, já espero ler o seu (ou o de vocês), com todas as impressões, imagens e dicas...
    E também, espero ouvir, "entre longas conversas na beira do fogo (pode ser em volta da piscina...), degustando um bom vinho e descobrindo um (outro) livro interessante!!! Beijos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Queridos e eternos amigos,

    Queria deixar aqui minha torcida para que esta viagem seja tudo de bom e que ela aproxime vocês dois mais ainda (dá?). Estarei aqui acompanhando vocês nessa aventura.

    Beijos,

    Álvaro

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Caraca!!! E eu pensando que era uma viagenzinha de ferias!?!?!?!?! Soh agora entendi o tamanho da empreitada. Se antes eu ia "acompanhar" (numas...), agora vou pegar carona na veia aventureira de vcs.
    Bjs e sucesso!!!!
    Berna

    ResponderExcluir
  5. Valeu casal querido, aproveitem bem, tirem mil fotos, tomem todos os vinhos e voltem cheios de boas estórias prá contar, eu aqui vou acompanhar com carinho e atenção...
    beijos,
    dudu (o legítimo)

    ResponderExcluir
  6. Queridos, muito queridos. Hoje é o início da viagem ... deverá ser uma experiência fantástica. Aproveitem muito esses momentos especiais. Que Deus os proteja. Vamos acompanhar de camarote. Bjs, Maninho

    ResponderExcluir
  7. Schubinha e Rô:
    Que Deus os acompanhe.
    Tirem muitas fotos e aproveitem cada minuto.
    Voltem logo para mostrar as fotos

    ResponderExcluir
  8. Queridos
    Que viagem linda estão fazendo, que lugares fantásticos vocês vão passar. Por que pararam de comentar? Não dá tempo?
    amanhã vou para Recife.
    beijos saudosos, Malu

    ResponderExcluir