segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sinuca de Bico

Cruzamos hoje quase 900 km nas províncias de Santa Fé e Buenos Aires, a principal região produtora de grãos na Argentina, com uma topografia plana como uma mesa de sinuca e uma fertilidade como poucas no mundo. Isso bastaria para justificar a posição da Argentina como potência mundial agrícola, mas não parece ser esse o pensamento ou desejo do casal Kirchner. Eles criaram uma infame retenção de 35% sobre as exportações agrícolas colocando os produtores rurais de joelhos. No ano passado houve uma paralisação e depois um recuo dos ruralistas. O que vimos hoje, entretanto, é uma preparação intensa para um confronto monstro. Nos principais cruzamentos das estradas da região estão se concentrando produtores trazendo seus tratores, implementos e preparados para ficar nos bloqueios por muito tempo. Traillers, barracas, tanques de água estão por toda a parte.
Não se sabe quando começa e nem quando acaba. Na verdade já se teme que não acabe sem a queda do governo. É esperar para ver.
Torcemos para que não atrapalhe nossa viagem. No momento estamos nos afastando da região mais problemática. Já estamos em Bahia Blanca e amanhã vamos para Puerto Madryn.

Um comentário:

  1. Meninos:
    O pampa úmido argentino daria para alimentar a raça humana ! O problema é que eles tem um país muito complicado do ponto de vista político.
    Mas que a carne é excelente, isto ela é !!!
    Aproveitem bastante.
    Chico e Sylvia

    ResponderExcluir