quinta-feira, 5 de março de 2009

Imensidão & silêncio

Estar em Ushuaia é estar no meio do belo e do grandioso. Tudo aqui é silêncio e imensidão. Toda a Patagônia, aliás.
As visitas as "pinguineras" são quietas, não há algazarra, gente falando alto. Até porque existem avisos: "aqui não é um hospital, mas é preciso silêncio".

É um dos lugares onde a natureza se exibe e se revela em poder, grandeza e força. Há uma imponência , que quase ameaça, previne.
Não tem essa de "tadinha da natureza, sendo destruída pelo homem". Aqui, a Natureza parece que manda, que se impõe. É para mim, até agora, a forma mais contundente de se pedir respeito.
Além disso, a combinação de silêncio e imensidão estimulam reflexões sobre a gente mesmo, a vida, o mundo. Nas longas caminhadas, na contemplação de paisagens infinitas, na grandeza da Cordilheira é um pensar que não se acaba... Bem bom. A gente acaba, meio sem querer, "visitando" os nossos próprios "fins de mundo" - que é uma forma da gente tentar ser melhorzinho, né?

2 comentários:

  1. Queridos viajantes,
    Aquela pontinha de inveja que comentei no início da viagem já está se avolumando. Tudo uma maravilha mesmo .... as fotos não mentem. Por aqui temperaturas acima de 30°, total contraste com vcs na neve. Já estamos com saudades. Temos espiado aqui todos os dias. Bjs 1000 e continuem aproveitando.

    ResponderExcluir
  2. RÕ e Schubert
    Já estou morrendo de saudades. Estou encantada com a viagem e todo dia dou uma espiadinha para buscar novidades. Toda viagem começa com os olhos, passa pelo coração e termina na alma, com as descobertas de si mesmo. é isso que vejo nas suas descrições. Vamos continuar porque está um barato. E o carro, já consertou?
    Beijos e abraços muito apertados. Malu

    ResponderExcluir